????? O pé é a porta de entrada para várias doenças. /////
- LARVA MIGRANS: Conhecido também como bicho geográfico. Trata-se de um parasita intestinal do cão e do gato. Os ovos, presentes nas fezes desses animais, se transformam em larvas que penetram na pele do ser humano causando lesão. A larva parece com um cordão vermelho e dá muita coceira. O tratamento deve ser feito com gelo seco e pomada de tiabendazol ou albendazol. Para evitar a larva migrans, convém não levar o cachorro para a praia.
- ESQUISTOSSOMOSE: Doença provocada por um verme do tipo platelminto (achatado). Seu ciclo de vida se divide em duas fases. A primeira corresponde ao desenvolvimento da larva em moluscos (normalmente, caramujos) que vivem em lagoas ou poças. Depois, o verme sai desse hospedeiro intermediário e penetra na pele de quem se banha ou caminha pela água parada contaminada.
- PÉ-DE-ATLETA: Infecção micótica causada por fungos que aparecem principalmente com o uso de sapatos apertados, meias grossas e tecidos que não deixam o pé transpirar. O contato dos pés com piscinas, banheiros e vestiários públicos pode estimular a proliferação do fungo que causa uma reação alérgica, em forma de erupção. Recomenda-se usar chinelos de borracha ou sapatos nesses lugares.
- CARRAPATO: Aracnídeo que vive do sangue do homem, dos bois e dos cavalos. Pode infestar qualquer parte do corpo, mas a probabilidade aumenta quando se anda descalço em pastos e grama ocupados pelo gado.
(Saúde é Vida-JMAS/2008)
Um comentário:
Que bom um médico se preocupar em dar dicas blogando. Estas com certeza chegarão mais rápido àquele que se preocupa com a saúde e blogueia pela internet afora. Parabéns! Amo-te!
Postar um comentário