quarta-feira, 12 de março de 2008

RITUAL DE CORDIALIDADE E SAÚDE:


----***> O bom da vida está mesmo na simplicidade das coisas.

Em especial, aquelas que fazem um bem danado à alma e não se perdem no tempo. Pense comigo: Quem não acha saboroso jogar conversa fora tomando um cafezinho passado na hora? De fato, poucos discordam. E tão deliciosas quanto a bebida são as histórias que acompanham o ritual. "causos" e fofocas, paixões despertadas, negócios selados. E para algumas culturas, a exemplo do que ocorre por aqui, ofertar uma xícara de café é mais do que gentileza; é um sinal de apreço e carinho e um jetinho de trasnformar o estranho em alguém mais próximo, íntimo. Sem dizer que graças à cafeína, que potencializa a concentração, ele é parceiro ideal para a leitura do jornal da manhã ou até na hora de colocar as idéias para a leitura do jornal da manhã ou até na hora de colocar as idéias em ordem. E para harmonizar a bebida ao paladar vale tudo. Há quem acrescente canela, mel, chocolate em pó, raspas de limão, sorvete, garapa e até rapardura. Sabe-se hoje, porém, que os atrativos do grão vão muito além do poder de cordialidade e do gostinho sedutor. Estudos recentes afirmam que o consumo moderado - de três a quatro xícaras diárias - é capaz de reduzir inflamação das articulações, proteger contra câncer de fígado, reforçar a memória, controlar o diabetes, afastar Parkinson e amenizar distúrbios emocionais, além de proporcionar frescor à pele. Como se vê, razões não faltam para tanta popularidade...


(Café!?! Beba com moderação! da revista Vida natural & equilíbrio - Editora escala - http://www.escala.com.br/ - Thaís Télis).

sábado, 8 de março de 2008

SAÚDE - PARA VOCÊ SABER!


  • ECOCARDIOGRAMA: Exame de ultra-som que mostra o tamanho das cavidades, a espessura e o estado contrátil da parede, o estado das válvulas e a função do coração.
  • FATORES DE RISCO: São características muito associadas a maior incidência de doença coronariana.
  • FIBRA: Componentes de um alimento que não é quebrado no tubo digestivo, não sendo, portanto, absorvido pela corrente sanguínea.
  • FIBRILAÇÃO VENTRICULAR: Alteração do ritmo cardíaco que corresponde à parada cardíaca.
  • GORDURA: Um dos três nutrientes que suprem o corpo de calorias (energia). Ajuda na absorção de algumas vitaminas.
  • GORDURA MONOINSATURADA: É chamada gordura neutra, pois não aumenta ou diminui os níveis de colesterol no sangue. Óleos de oliva e amendoim são exemplos.
  • GORDURA POLIINSATURADA: Óleo de origem vegetal, como os de milho ou girassol. Tende a diminuir a quantidade de colesterol sanguineo e, assim, o risco de depósito de gordura nas artérias.

Caminho de nossos Caminhos...


----->>>"Deus é o caminho de nossos caminhos, a plenitude de nossa saudade, a transparência de nosso ser, o mistério mais profundo de nossa existência".

terça-feira, 4 de março de 2008

ESSENCIAL: Você tem de saber!

----->>>Nunca vivemos em meio a tanta limpeza. E isso pode estar deixando as pessoas mais doentes.<<<<----
Nunca fomos tão limpos. Por dentro e por fora: Dos banhos diários à comida pasteurizada, do papel higiênico à agua clorada, dos antibióticos ao aspirador de pó, uma série de avanços culturais e tecnológicos eliminaram boa parte dos microorganismos com os quais nossos antepassados sofriam. Várias doenças deixaram de existir, a expectativa de vida aumentou.
Os purificadores de ar acabam com os ácaros, a comida industrializada tem conservantes e antibióticos, e até os animais de estimação estão mais limpos. Entretanto esse estilo de vida asseado pode fazer mal, aumentar a incidência de certos tipos de doença.
Hoje, nos EUA, mais de 50% das pessoas têm algum tipo de alergia - o dobro da década de 1980. E os jornais publicam notícias assustadoras sobre a comida: Só num dos casos, ano passado, 10 milhões de quilos de carne tiveram de ser recolhidos do mercado devido a contaminação. Até o reles amendoim é tratado como se fosse ameaça biológica - como há crianças que podem morrer se sentirem o cheiro dele, as escolas americana estão criando "zonas livres de amendoim". O que está acontecendo?
Bom, lembrar de quando você era criança e chegava imundo em casa? Aí sua mãe mandava correr para o banho. Ela estava errada. "Se você tiver um gato antes do nascimento do seu filho, a criança nasce mais protegida contra alergia (a gato), devido às substâncias liberadas pelo animal. Isso foi comprovado em alguns estudos", diz Evandro Alves do Prado, professor da UFRJ e diretor da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Ele cita outros casos intrigantes: " Alguns trabalhos feitos na Alemanha mostram que, em famílias com muitos filhos, o irmão caçula estaria protegido de alergias, devido ao contato com os irmãos mais velhos. E pessoas que moram em áreas rurais, em contato com esterco de boi, de cavalo, também acabariam mais protegidas".
(Texto Bruno Garattoni - Superinteressante - fev/2008)