quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SABER DISCERNIR: dom e sabedoria de vida.

O desenvolvimneto de nossa capacidade de discernir tornar-se, hoje, um imperativo ético para se viver bem e defender a vida mais vulnerável, pois vivemos numa realidade paradoxal, , complexa e desigual. Temos de aprender a diferenciar os valores, os conhecimentos e as práticas científicas que promovem e são expressão de sabedoria de vida daqueles que se colocam a serviço de uma cultura de morte.
O ser humano nunca teve tantos conhecimentos que lhe permitissem interferir e manipular a vida. Até pouco tempo éramos ignorantes a respeito dos processos da natureza e não havia escolha, mas aceitação e resignação diante das fatalidades. Muitos progressos tornaram a vida melhor, mas o poder adquirido com o conhecimento exige sabedoria no uso da ciência, para fazer frente às dúvidas, aos dilemas e conflitos, a fim de nos ajudar a escolher os entendimentos e valores que constroem uma vida mais saudável, digna e feliz.

sábado, 2 de outubro de 2010

BIOÉTICA:

O QUE ENTENDER POR XENOTRANSPLANTES?

Trata-se dos transplantes de órgãos de animais para o ser humano.
Esse tipo de procedimento ainda está em fase de experimentação, e há alguns desafios a serem superados:
  • Vencer a rejeição, ou seja, o processo pelo qual o organismo receptor tenta descartar e se livrar do novo órgão, tecido ou célula "intrusa".
  • Assegurar o funcionamento do órgão transplantado no receptor.
  • Diminuir o risco de introdução de novos agentes infecciosos na população humana.
Na vertente ética, é necessário:
  • Aceitar como legítima a intervenção do ser humano na ordem da criação com responsabilidade criativa.
  • Lutar pelo bem-estar do ser humano, mas respeitando os direitos dos animais.
  • Assegurar que a identidade pessoal do receptor não será alterada. 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ARTE DE ENVELHECER:

Apesar de o envelhecimneto ser um processo biológico e muito natural, ele pode ser controlado. Alimente-se bem, mas coma em menor quantidade, porém mais vezes ao dia - quatro a cinco refeições diárias. Um copo d'água em jejum. Não fique sem o café da manhã. Coma frutas, café com leite desnatado, sem açúcar. No almoço e jantar salada, carne magra. Também inclua no cardápio arroz branco e feijão. Diminua o sal. Evite frituras. Ficar mais velho é um privilégio e uma arte - e, para aqueles que conseguem fazê-la bem, pode trazer extraordinárias recompensas: "É na disposição e na vontade que reside o segredo, não apenas o de prolongar uma vida, mas de recompensá-la por sido bem usada".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DOAÇÕES DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTES:

Uma nova legislação entrou em vigor no Brasil a partir de 4 de fevereiro de 1997, modificada em 23 de março de 2001, dispondo "sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento".
A grande novidade, inicialmente, foi a introdução do "consentimento presumido" para doações de órgãos. Isso significava que, se a pessoa não quisesse ser doadora, deveria  regisrar essa decisão no documento de identidade ou na carteira de habilitação. Se não o fizesse, em caso de óbito seria considerada uma potencial doadora. Em 2001 ficou estabelecido que a decisão depende da autorização do cônjuge ou parente mais próximo.
Para aumentar o número de doações de órgãos, faz-se necessário esclarecer e educar a população a respeito do conceito de morte encefálica,, dar credibilidade ao sistema de saúde, garantir que não haverá comércio de órgãos, manter a organização e a eficiência do Sistema Nacional de Transplantes, respeitar o cadastro único para pacientes candidatos do Ministério da Saúde e das Secretarias  Estaduais de Saúde.
Não podemos ficar indiferentes perante o sofrimento de milhares de pessoas cuja segunda chance de vida depende de um ato de nossa solidariedade humana e cristã. Pense nisso! Ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida por seu irmão!

sábado, 28 de agosto de 2010

COMO PROMOVER A SAÚDE DA FAMÍLIA:

O efeito do medo e da ira sobre o organismo humano:

As modernas pesquisas no campo da biologia comprovam como é negativo o efeito do medo entre outros sobre o organismo humano.
Os sentimentos negativos como o medo, a ira etc aumentam muito a secreção de adrelina, e esta é um hormônio elaborado pelas glândulas suprarenais e desempenha importantes funções fisiológicas. Em nosso estado normal, ela é produzida em quantidade adequada, contribuindo grandemente para o bom funcionamento do nosso organismo.Entretanto, quando ficamos zangados ou apavorados, a secreção de adrenalina torna-se extraordinariamente elevada. E o que acontece quando aumenta a quantidade de adrenalina em nosso sangue? Passamos a apresentar os mesmos sintomas que apresentaríamos se nos fosse injetado na veia uma dose excessiva de adrenalina: arrepio, lacrimejamento, suor frio, tremor etc., e  também, aumento de glicose no sangue e na urina. Essas são as principais reações que o organismo apresenta quando aumenta a secreção de glicosúria. Desse modo, ele nunca fica completamente curado.
Para se curar completamente do diabete, é imprescindível "curar a mente", ou seja, modificar a atitude mental e atitudes de bem viver. Devemos viver com responsabilidade nossa vida; se vivemos constantemente zangados ou atemorizados, essa cólera ou esse medo se acumulará no mundo da mente, como "causa dos acontecimentos futuros".

sábado, 24 de julho de 2010

ÉTICA E CIÊNCIA DE MÃOS DADAS:

Como os novos conhecimentos a respeito do genoma humano, emergiu na sociedade um debate sobre o papel da ciência em relação à vida. Eis algumas ideias:
  • A ciência tem direito de fazer tudo o que for possível em defesa da vida. Se temos a capacidade de fazer algo, devemos fazê-lo.
  • A ciência não tem o direito de intervir no processo da vida, que é intangível. Deve-se manter numa atitude de passividade.
  • A ciência não tem o direito de mudar as qualidades humanas mais características.
  • A ciência tem o direito de incentivar o desenvolvimento de valores humanos e eliminar as realidades que lhes são prejudiciais.
Situamo-nos nesta última visão. A ética, longe de ser um freio à ousadia científica, tem um papel fundamental de discernimento e proteção da dignidade da vida humana.

terça-feira, 20 de julho de 2010

HEPATITE B

  • Infecção das células hepáticas (fígado) pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal.

  • Os sintomas são falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarreia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns.
COMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS:

  • Hepatite crônica, Cirrose hepática, Câncer do fígado (Hepatocarcinoma), além de formas agudas severas com coma hepático e óbitos.
TRANSMISSÃO:

  • Pelos seguintes líquidos corpóreos: sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem e secreções vaginais e, menos comumente, a saliva.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO:


  • 30 a 180 dias (em média 75 dias).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

AIDS

  • A infecção pelo HIV é um processo de longa duração que passa por diferentes estágios. A duração e a gravidade de cada estágio dependem de vários fatores relacionados tanto ao vírus quanto ao indivíduo infectado e apresenta sintomas diferentes.
  • TRANSMISSÃO: 
  1. Secreções vaginais, sêmem, sangue infectado e leite materno. A forma mais comum de transmissão é a relação sexual sem camisinha.
  2. O tempo entre a exposição ao HIV e o início dos sinais e sintomas, em geral, varia de cinco dias a três meses.
  3. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, enfraquecendo sua defesa natural contra as doenças. Com a baixa do sistema imunológico, o organismo fica vulnerável às infecções oportunistas, tais como: pneumonia, meningite, alguns tipos de câncer, tuberculose, doenças de pele etc.
  • TESTAGEM: Surgimento de anticorpos em média de 3 a 12 semanas - um mês e meio a três meses, com um período médio de 2 meses após a infecção; JANELA IMUNOLÓGICA.

sábado, 10 de julho de 2010

MENSAGEM MISSÃO♥~~

"Diante de tudo o que acontece na sua vida,
você pode chorar sobre sua sorte
ou perceber o que se passou como uma ocasião favorável.
Tudo o que advém pode ser visto
como uma possibilidade de crescimento
ou um obstáculo ao seu desenvolvimento.
Definitivamente, é você, e mais ninguém,
que tem o poder de escolher."


(Wayne Dyer)

terça-feira, 6 de julho de 2010

BIOÉTICA: um documento importante.

Cresce a convicção de que a sensibilidade moral e a reflexão ética devem ser parte essencial do processo de desenvolvimento científico e tecnológico. A bioética tem importante papel nas escolhas a serem feitas em relação às novidades que emergem de tais avanços.
Nesse sentido, em 2005 a UNESCO aprovou a Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, da qual emergem alguns princípios, tais como:
  • dignidade e direitos humanos;
  • autonomia e responsabilidade individual;
  • respeito pela vulnerabilidade humana e pela integridade pessoal;
  • não discriminação e não estigmatização;
  • respeito pela diversidade e pelo pluralismo cultural;
  • solidariedade e cooperação;
  • proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade, bem como das gerações futuras.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

BIOÉTICA: ética da vida.

Cresceu muito a sensibilidade humana neste limiar de novo milênio em relação às questões éticas que dizem respeito à vida humana. A bioética, entendida como ética da vida e da saúde, é uma evidência clara disso.
Estudiosos afirmam que a medicina progrediu muito mais nestes últimos cinquenta anos do que nos cinquenta séculos precedentes, como o provam a engenharia genética, a clonagem etc. Com isso, também aumentou muito a possibilidade de manipulação do Planeta Terra e da vida. A humanidade se pergunta e procura uma instância que oriente esta intervenção de uma forma responsável, respeitando valores e a dignidade humana. A bioética é um sinal de esperança nesta direção

sexta-feira, 2 de julho de 2010

NOS CAMINHOS DA BIOÉTICA

Necessitamos urgentemente cultivar uma ética da responsabilidade para com o futuro da humanidade, que oriente a utilização e a aplicação das descobertas científicas em função da saúde e do bem-estar do ser humano, que questione a respeito dos interesses a que servem, bem como sobre as consequências sociais de sua aplicação.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

RESPONSABILIDADES ÉTICAS

Vivemos em tempos de intenso entusiasmo com os progressos científicos, que provocam grandes transformações na vida humana. Ontem, por ignorância, muitos dos processos da natureza eram explicados como obras do acaso, e o ser humano tinha uma atitude mais passiva diante dos processos da vida. Hoje, o ser humano tem explicações científicas e, ao deter o conhecimento, busca transformar tudo. Consequentemente, cresceu muito a sua responsabilidade. Junto com o conhecimento e os novos poderes adquiridos, surge o grande desafio de aliar sabedoria e ética e usá-las como uma bússola a orientar as conquistas científicas na busca por uma vida melhor, mais saudável, mais feliz♥~~.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

COMO COMER BEM:

Comer bem é hábito e não significa deixar de lado coisas boas. Muito pelo contrário, é comer mais e com qualidade. Alguns truques e pequenos segredos ajudam no dia a dia. Confira!

  • Não saia de casa sem tomar o café da manhã. Frutas, queijo branco, pão e leite são essenciais.
  • Não pule uma refeição, pois na seguinte você comerá muito mais.
  • Abuse das verduras. Elas são o primeiro prato de uma boa refeição.
  • Almoce bem e faça uma refeição mais leve no jantar.
  • Coma devagar e sempre deixe um resto no prato. Você terá prazer ao ver que não "raspou o fundo", ou seja, não tem vontade de repetir e repetir.
  • Na sobremesa troque o doce pela fruta.
  • Tome bastante líquido, de preferência água, fora das refeições.
  • A cenoura é um ótimo "amansa fome" entre o almoço e o jantar.
  • Exercícios físicos devem ser uma constante. Caminhe no mínimo vinte minutos por dia.
  • Evite o elevador para subir dois ou três andares.
  • Não utilize muito sal na comida. Abuse das ervas aromáticas, como manjericão e alecrim.
  • Excesso de peso representa um sério risco para a saúde. Coração, pulmões e as articulações ficam prejudicados.
VIVA COM SAÚDE!

terça-feira, 27 de abril de 2010

José Matheus Arnaldo dos Santos -> ESTE HOMEM AMOU ARDENTEMENTE O ACRE:


ESTE HOMEM AMOU ARDENTEMENTE O ACRE:
Trinta e cinco anos foram vividos “em casamento, noivado e namoro”, mas não tão plenamente os 50 (cinquenta dias) de enfermidade, na cidade de São Paulo, deste homem tysunâmico (que tudo transformava em bem para o benefício de todos). Este homem se chamou: José Matheus Arnaldo dos Santos.
Homem amante da poesia, da leiturização de grandes pensadores e escritores, fã do bom Rock e MPB de linha clássica, apurada e consagrada; levou-me à reação entusiástica da Vida. Enquanto, nós leigos víamos o sofrimento da esperança do transplante que não ocorria, todas àquelas agulhas em seu corpo, tubos e aparelhos por toda parte..., não o faziam revoltado, medroso, reclamador, gritador ou triste; ele estava lá: Feliz, pois ele adquiriu o precioso dom de transformar um quase-nada em quase tudo. Dizia sempre: - “Está bom assim Lu, não amole Deus! O que estou passando é Plano Divino!” E, com isso fui entendendo que: “A Vida dos filhos de Deus não é tirada, é transformada.” Fui percebendo que meu amado Matheus estava passando do plano humano para o Plano Divino. Entendi que ele tinha o principal: A fé, este formidável novelo que vem de Deus e não deixa que percamos o rumo eterno.
O mais bonito de tudo era que o corpo dele estava enfermo em SP, mas o coração dele enfraquecido pela enfermidade, mas transbordante de amor pelos irmãos acrianos não deixava de proclamar a NECESSIDADE DE ESTAR AQUI, NO ACRE, junto de todos para repartir os momentos de transformação de vida material para a Vida Eterna. Chegou à abusividade e ao desespero de um paciente, tão fraco pela enfermidade; arrancar as agulhas e tudo que o detia naquele leito hospitalar. Pela madrugada, não cessava de pedir: -“Leva-me para morrer no Acre, por favor, Lucinéa! Lá é meu lugar! Fui amado e amei! Tive a grande oportunidade de repartir todo este imenso potencial de bem armazenado em meu coração. Foram tantas criancinhas e jovens, tantos velhinhos esperando um carinho e dando carinho; tantos doentes sem amigos e que se tornavam meus amigos. Preciso deles, Lucinéa!”
Eu não pude fazer o que ele almejou ardentemente; muito menos as equipes médicas que o acompanhavam nesta jornada. Seus pedidos entravam no meu corpo como facas amoladas, que ardiam e me colocavam inerte aos apelos e ao GRANDE AMOR DO DR. MATHEUS PELO ACRE. Assim, ele se rendeu aos Planos Divinos e se encheu de CORAGEM, que é uma virtude diária; provando para todos nós que se pode ser corajoso tanto saindo da cama de manhã cedo como partindo para enfrentar dragões: a Morte, pois atrás dela vem o Melhor: A ETERNIDADE.
E, a forma mais inusitada de vir para junto dos amados irmãos acrianos, foi em forma de pó (dividido em duas urnas), pois a outros amores ele pertencia (papai, mamãe e familiares de Minas). Tudo ele pensou, e teve coragem em sua forma mais pura; tomando posição em favor do Amor – o amor a Deus, ao próximo, a si mesmo. Não se esquecendo de nenhum dos três: Ele em sua forma humana amando a Deus e ao próximo. Ousou e pediu como sempre fez na sua irreverência e alegria de viver para jogar suas cinzas nas águas plenas de Deus. Que seus familiares de Minas jogassem um bocado nas pedras e águas da Praia do Riacho em Guarapari/ES, local onde me beijou a primeira vez e, que, quando as ondas viessem pequenas ou grandes, seriam seus abraços nos acariciando, nos agasalhando com todo seu fervor e “bração” acolhedor. A outra parte, jogada no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul/AC, onde costumava se refestelar após uma gostosa e gelada cerveja e, quando olhássemos para as cinzas misturadas com a beleza e o frescor das águas pretas do igarapé, que correm lentas para o rio, lembrássemos de sua brandura, de seus sorrisos e abraços, de seu melhor: o amor que tinha por todos os seres humanos. Ainda em Cruzeiro do Sul/AC, a terceira parte, no Rio Juruá, onde por muitas vezes navegou por àquelas águas em busca de ribeirinhos, povos sedentos de carinho e atendimento médico, levando alento, remédios e consultas do corpo e da mente. E, quando víssemos suas cinzas misturadas às águas juruenses, que um dia chegarão ao mar, lembrássemos que ele percorreu muitas vezes o caminho dessas águas buscando o amor e vivendo o amor, aprendendo mais do que ensinando, sendo um Médico TUDOLOGISTA ou X-TUDO, com muito orgulho e, que o caminho da Medicina é longo e árduo. Por último, a quarta parte deverá ser jogada em dezembro (tempo natalino), nas águas mais imponentes, um verdadeiro Reflexo de Deus na vida humana: as águas da Foz de Iguaçu/PR. Quem vê não esquece jamais, tamanha beleza e grandeza da Natureza/Mãe, criada por Deus para sabor e emoção dos homens! E, quando as cinzas se misturarem com a imponência, com a limpidez das águas da Foz de Iguaçu; devemos senti-lo na sua altivez, na sua irreverência, até mesmo arrogante, quando não suportava a falta de pudor, de honestidade, de caridade, de justiça e solidariedade e, ainda, não devemos esquecer-nos da limpidez, da transparência que cada um deve ter, no seu modo de viver. Que, quando nos arriscamos a deixar nosso eu verdadeiro manifestar-se, nos tornamos vivos e inteiros aos nossos olhos e aos olhos dos outros.
Cuidem da Natureza, cuidem de mim: eu sou o beija-flor, colibri que beija e viceja, passando por ti; sou a flor que perfuma e enfeita o seu jardim; sou o “irmão vento” que passa como brisa leve e suave refrescando o seu rosto, fazendo cair folhas secas que fazem assento no seu jardim; sou o irmão sol que mal se abre atrás das montanhas, falando do amor que não tem fim; sou a irmã água que nos refaz, cantando assim: Aleluia! Aleluia!
POR FIM, sou minha esposa Lucinéa Wertz, sou meu filho João Rodholfo, sou minha filha Matheusa Weitzel, eu os entrego como filhos dessa Terra abençoada por nosso Criador, O ACRE!
Saudades, José Matheus Arnaldo dos Santos,
“Dr. Matheus – TUDOLOGISTA”
22/10/1954 - 31/03/2010